A nossa história das grandes batalhas começa não com um choque de espadas, mas com uma mudança de liderança. No ano de 1479 a.C., o Faraó Tutemés II do Egito morreu, deixando o trono ao seu filho muito jovem, Tutemés III. Como o novo rei era uma mera criança, sua madrasta e tia, a formidável Hatshepsut, foi nomeada co-regente. No entanto, Hatshepsut não era do tipo que apenas mantinha o trono aquecido; ela logo se declarou faraó e governou por mais de duas décadas. Seu reinado foi amplamente pacífico, uma época de prosperidade e impressionantes projetos de construção. Mas no Levante, a coleção de cidades-estado e territórios no Mediterrâneo Oriental, este longo período de calma egípcia foi visto como uma oportunidade. Sem o regular tilintar de sabres egípcios, os governantes locais ficaram ousados.
Com a morte de Hatshepsut por volta de 1458 a.C., Tutemés III, agora um homem feito e chefe dos exércitos, finalmente assumiu seu lugar como único governante do Egito. Ele herdou um exército poderoso e bem treinado, mas também um problema latente no exterior. Os príncipes das cidades-estado cananeias, vassalos de longa data do Egito, decidiram testar o valor deste novo faraó, inexperiente em batalha. Liderados pelo ambicioso Rei de Cades, uma cidade poderosa no que hoje é a Síria, formou-se uma grande coalizão de estados rebeldes. Provavelmente foram encorajados, e talvez até apoiados, pelo Reino de Mitani, o principal rival do Egito pela influência na região. Os rebeldes reuniram suas forças num local de imensa importância estratégica: a cidade fortificada de Megido.
A importância de Megido não pode ser exagerada. A cidade era o eixo da estrada mais vital do mundo antigo, uma rota tão crucial que era conhecida por muitos nomes, incluindo o Caminho de Hórus e, mais tarde, a Via Maris ou "Caminho do Mar". Esta grande estrada tronco era a artéria primária que conectava a riqueza e o poder do Egito com os vastos impérios da Mesopotâmia e da Anatólia. Exércitos e comerciantes igualmente tinham de passar por ali. Controlar Megido era controlar o fluxo de comércio, tributo e tropas por toda a região. O próprio Tutemés III declararia mais tarde que "a captura de Megido é a captura de mil cidades". Para a coalizão rebelde, era o local perfeito para fazer sua resistência, uma fortaleza que comandava o caminho que qualquer exército egípcio marchando para o norte teria de tomar.
Tutemés III não era um governante com quem se devesse brincar. Ele respondeu imediatamente ao desafio. Sem perder tempo, reuniu um grande e formidável exército do Novo Reino, uma força profissional temperada por encontros com os invasores hicsos gerações antes. Era um exército de armas combinadas, com grandes formações de infantaria organizadas por tipo de arma — lanceiros e espadachins equipados com a mortal foice khopesh — e arqueiros empunhando o poderoso arco composto, uma arma cujo uso em Megido está entre os primeiros já registrados. A joia do exército egípcio, no entanto, era seu corpo de elite de carruagens. Não eram as pesadas e desajeitadas carroças de tempos anteriores, mas plataformas leves, rápidas e altamente manobráveis. Tripuladas por um condutor e um arqueiro, foram projetadas para atravessar o campo de batalha em velocidade, alvejando formações inimigas com flechas enquanto se mantinham fora de alcance.
Na primavera de 1457 a.C., esta poderosa força, numerando talvez dez a vinte mil homens, marchou para fora do Egito. Percorreram as 150 milhas até a cidade egípcia leal de Gaza em apenas dez dias, um testemunho de sua disciplina e organização logística. De Gaza, continuaram para norte ao longo da planície costeira, chegando à cidade de Yehem, a última parada antes da cordilheira do Carmelo. Além desta crista jazia o Vale de Jezreel e o exército rebelde esperando em Megido. Foi aqui, em Yehem, que o jovem faraó enfrentou seu primeiro grande teste, não de armas, mas de liderança.
Convocou-se um conselho de guerra. Os generais de Tutemés expuseram as opções para cruzar a Serra do Carmelo. Havia três rotas possíveis. Duas eram relativamente seguras e abertas: uma estrada setentrional via Zefti e uma meridional via Taanaque. A terceira era um caminho direto, mas pérfido, por um desfiladeiro estreito conhecido como o passo de Aruna (o atual Uádi Ara). Esta rota central era tão apertada que o exército teria de marchar em fila única, tornando-o incrivelmente vulnerável a emboscadas a partir das alturas. As carruagens teriam de ser desmontadas e carregadas. Os generais foram unânimes; alegavam ter informações de que o inimigo esperava no passo. Aconselharam fortemente seu rei a tomar uma das rotas mais seguras, embora mais longas.
Tutemés III ouviu seus comandantes e então tomou uma decisão que definiria seu legado. Desprezou seus medos com um simples, brilhante insight psicológico. Se seus próprios generais acreditavam que o passo de Aruna era perigoso demais, o inimigo certamente acreditaria o mesmo. Raciocinou que a coalizão rebelde teria concentrado suas forças para guardar as duas estradas óbvias e mais seguras, deixando o passo direto levemente defendido, senão totalmente desguarnecido. Era uma aposta calculada da mais alta ordem. Anunciando que lideraria a marcha pessoalmente, para que "se algum do exército fosse adiante dele, reportariam que sua majestade vinha atrás", calou toda a dissidência. A sorte estava lançada; o exército egípcio marcharía pelo passo de Aruna.
A travessia do desfiladeiro estreito foi tensa. O exército estendeu-se numa longa e fina linha, movendo-se lenta e cautelosamente. A vanguarda, liderada pelo próprio Tutemés, teria emergido do passo muito antes de a retaguarda sequer ter entrado nele. Infantaria leve e escaramuçadores avançaram à frente para lidar com quaisquer postos de observação potenciais, mas a esperada emboscada nunca se materializou. A aposta de Tutemés dera certo de forma espetacular. Seu exército emergiu na Planície de Esdrelom sem oposição, com um caminho livre para Megido. As forças principais da coalizão cananeia estavam completamente fora de posição, apanhadas inteiramente de surpresa enquanto guardavam as abordagens setentrional e meridional a quilômetros dali. Os egípcios rapidamente estabeleceram um acampamento a sul da cidade, perto de um riacho chamado Quina, e prepararam-se para a batalha.
Na manhã seguinte, as linhas de batalha foram traçadas. O exército rebelde, tendo-se precipitado de volta de suas posições, formou-se fora dos muros de sua cidade fortaleza. Tutemés dispôs suas forças numa formação côncava, em forma de meia-lua com as alas avançadas, desenhada para envolver o inimigo. Assumiu o comando pessoal do centro, montando sua reluzente carruagem de eletro e ouro para liderar a carga. A ala sul de seu exército foi posicionada numa colina a sul do riacho Quina, enquanto a ala norte se estendia a noroeste de Megido, pronta para girar e prender as forças cananeias contra a cidade.
O ataque egípcio foi avassalador. Liderado pelo próprio faraó, o centro chocou-se contra a linha rebelde. A visão do rei à frente de seu exército, combinada com o avanço disciplinado da infantaria egípcia e o fogo de assédio dos arqueiros montados em carruagens, provou ser demais para a coalizão. Sua formação rompeu-se, e a batalha rapidamente se transformou numa debandada. Os soldados cananeus fugiram em pânico, não de volta ao seu próprio acampamento organizado, mas em direção à segurança dos muros de Megido.
O que se seguiu foi uma das grandes oportunidades perdidas da história. Enquanto os rebeldes aterrorizados alcançavam a cidade, aqueles no interior baixaram cordas e roupas amarradas para içar seus companheiros e até suas carruagens por cima das fortificações. Os portões da cidade foram fechados com estrondo. Se o exército egípcio os tivesse perseguido com vigor, poderia potencialmente ter tomado a cidade de assalto na confusão e terminado a campanha num único dia. Em vez disso, a disciplina desmoronou. Os soldados egípcios, vendo o fabulosamente rico acampamento dos príncipes rebeldes abandonado, não puderam resistir à tentação de saquear. Interromperam a perseguição para recolher os despojos: centenas de carruagens, armaduras e tesouros de ouro e prata. Este atraso, por breve que fosse, permitiu que o Rei de Cades, o Rei de Megido e os outros líderes rebeldes escapassem para a cidade e organizassem sua defesa.
Tutemés III ficou furioso com seus soldados por sua falha de disciplina, exclamando que, tivessem eles capturado a cidade imediatamente, teriam capturado mil cidades naquele único ato. Recuperando o controle de seu exército, adaptou-se rapidamente à nova situação. Uma captura rápida era agora impossível; era necessário um cerco. O faraó ordenou a seus homens que construíssem um fosso e uma grossa paliçada de madeira ao redor de toda a cidade, selando-a completamente. O muro de cerco foi batizado de "Tutemés-é-o-Que-Cerca-os-Asiáticos". A ninguém era permitido sair, exceto para se render.
O cerco de Megido durou sete longos meses. Dentro dos muros da cidade, os suprimentos diminuíram, e a fome se instalou. Finalmente, os príncipes cananeus restantes não puderam mais resistir. Renderam-se, saindo "de barriga no chão para beijar o solo diante do poder de sua majestade". O butim registrado nos anais do faraó foi imenso: 340 prisioneiros, 2.041 éguas, mais de 900 carruagens, 200 armaduras, milhares de bois e ovelhas, e a armadura pessoal e a tenda do próprio Rei de Megido. A cidade e seus cidadãos comuns foram poupados. Numa jogada política astuta, Tutemés levou os filhos dos governantes vencidos de volta ao Egito como reféns. Lá, seriam criados e educados à maneira egípcia, garantindo que, quando eventualmente retornassem para governar suas próprias terras, sua lealdade estaria com o faraó.
A vitória em Megido foi total e decisiva. Desfez a rebelião cananeia e restabeleceu firmemente o domínio egípcio sobre o Levante, um domínio que duraria gerações. A batalha é significativa não apenas por seu desfecho, mas por seu lugar na história. O relato detalhado, inscrito pelo escriba militar Tjaneni nas paredes do Templo de Amon-Ré em Karnak, é o primeiro registro de uma batalha que os historiadores aceitam como relativamente confiável. Embora indubitavelmente tingido por propaganda real, os Anais de Tutemés III fornecem uma visão sem precedentes da estratégia, liderança e conduta da guerra no século XV a.C., preparando o palco para os choques épicos que viriam.